Site da USP
Escola Politécnica Universidade de São Paulo PTR - Departamento de Engenharia de Transportes
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube
14/05/2014

Eng. de Transportes

Engenharia de Transportes

é um dos ramos da engenharia, que lhe compete à construção, manutenção, gestão e operação de redes rodoferroviárias, portos, aeroportos, pontes, rodovias, hidrovias, além de logística.

No Brasil, a maior parte da formação em Engenharia de Transportes começou como um enfoque do curso de Engenharia Civil.

Devido a crescente demanda de mercado, algumas universidades e centros de tecnologia do país abriram vagas para a graduação plena em Engenharia de Transportes.

O Engenheiro de Transportes projeta soluções para a mobilidade urbana e rural.

Fundada em 1894, a Escola Politécnica contou desde o seu início com um curso de Engenharia Civil com forte ênfase para as disciplinas relacionadas a Transportes, tendo contribuído notavelmente, durante o transcorrer desse século, para o desenvolvimento e consolidação da tecnologia nacional nessa área.

O curso de Engenharia Civil para os estudantes de graduação, é ministrado basicamente por quatro departamentos, sendo um deles o Departamento de Engenharia de Transportes (PTR). Nos últimos anos, considerando a experiência internacional em ensino e pesquisa, bem como a realidade nacional, o PTR foi estruturado em torno de três sub-áreas, para fins tanto de pesquisa quanto de ensino.

::.