Site da USP
Escola Politécnica Universidade de São Paulo PTR - Departamento de Engenharia de Transportes
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

Alunos

Alunos Regulares

 

Matrícula

Regimento Geral da Pós-Graduação da USP (D.O.E.: 29/03/2018 – RESOLUÇÃO Nº 7493, DE 27 DE MARÇO DE 2018)

Artigo 40 – O estudante de Pós-Graduação deve efetuar a matrícula regularmente, em cada período letivo, nas épocas e prazos fixados pelos órgãos centrais da USP, em todas as fases de seus estudos, até a obtenção do título de Mestre ou de Doutor.

Os alunos devem estar atentos aos períodos de matrícula, consultar o calendário em http://www.ptr.poli.usp.br/pos-graduacao/calendario-2020/)

Documento para ingressantes aprovados em processo seletivo e novos alunos regulares:

Requerimento de Matrícula 

Documentos para Retificação de Matrícula ( Consultar o calendário em http://www.ptr.poli.usp.br/pos-graduacao/calendario-2020/)

Retificação de Matrícula – Inclusão de Disciplina 

Retificação de Matrícula – Exclusão de Disciplina – apenas para ALUNOS ESPECIAIS

Exclusão de Disciplinas para ALUNOS REGULARES

O aluno deve fazer a exclusão de disciplinas por meio do sistema Janus. Ao solicitar o cancelamento, o sistema envia um e-mail para o orientador  e a disciplina é cancelada após a sua aprovação. O aluno deve atentar-se ao prazo para cancelamento da disciplina, em Sistema Janus -> Acesso Público -> Disciplinas oferecidas-> Buscar a disciplina.

 


Relatório Semestral

A entrega do Relatório Semestral será por meio de formulário que ficará disponível em dois períodos: de 1 a 15 de junho e 1 a 15 de dezembro.

O formulário será enviado para o e-mail USP cadastrado no Janus.

 


Como pedir – Carteirinha, Bilhete USP e Cadastro de Dependentes no HU

Consulte: https://www.poli.usp.br/pos-graduacao-alunos-regulares e http://www.puspc.usp.br/bilhete-usp-busp/

Passe Escolar – Passe Escolar – Solicitar no SAS – http://sites.usp.br/sas/passe-escolar/ 

Declaração de Frequência para Ônibus/ Metrô  (carimbar na secretaria)

Atestado de Matrícula emitida pelo Janus (o próprio aluno tem acesso)

 


Inscrição no Exame de Qualificação

O prazo para inscrição no exame deve ser verificada na ficha do Janus. A inscrição é de responsabilidade do aluno. Para se inscrever, o aluno deve entregar o formulário na secretaria ou enviá-lo para ppget.poli@usp.br.

Inscrição para exame de qualificação 

Caso o aluno não tenha solicitado o aproveitamento de créditos cursados como aluno especial, deverá entregar o formulário na secretaria do programa ou enviá-lo para ppget.poli@usp.br.

Documento:

Solicitação de Aproveitamento de Créditos cursados como Aluno Especial

 


Aproveitamento de Créditos cursados como Aluno Especial

Se as disciplinas cursadas como Aluno Especial já estiverem concluídas, o aluno poderá solicitar o aproveitamento dos créditos. O aluno deverá entregar o formulário abaixo devidamente preenchido e assinado na secretaria do programa ou enviá-lo para ppget.poli@usp.br.

Solicitação de Aproveitamento de Créditos cursados como Aluno Especial

 


Créditos Especiais

O aluno pode solicitar o aproveitamento de créditos especiais, para isso deve verificar o Regulamento do PPGET em que está inscrito. (Regulamento – 2014 em “Outras Normas” e Regulamento de 2020 em “Créditos Mínimos”. O pedido deve ser feito por ofício encaminhado para CCP ( Comissão Coordenadora de Programa), assinado pelo aluno com anuência do orientador, juntamente com documentos comprobatórios. O pedido será analisado em Reunião, se aprovado será encaminhado para CPG( Comissão de Pós-Graduação).

Créditos de Disciplinas cursadas fora da USP

O aluno deve verificar no Regimento Geral da Pós-Graduação em que está matriculado: Regimento de 2013 – Artigo 72 – parágrafo 3º ou Regimento de 2018 – Artigo 67 – parágrafo 3º.

O pedido deverá ser feito por formulário assinado pelo aluno com anuência do orientador, juntamente com a ementa da disciplina contendo carga horária e número de créditos. O pedido será analisado em Reunião, se aprovado será encaminhado para CPG (Comissão de Pós-Graduação).

Solicitação de Aproveitamento de Créditos de Disciplinas cursadas fora da USP

 


 

Trancamento de Matrícula

Regimento de 2013 – Artigo 46 

Regimento de 2018 – Artigo 49

O pedido deve ser feito juntamente com documentos comprobatórios e cronograma, além de justificativa e concordância do orientador. O pedido será analisado em Reunião, se aprovado será encaminhado para CPG (Comissão de Pós-Graduação).

Solicitação de Trancamento de Matrícula

 


 

Desligamento do aluno

Regimento de 2013 – Artigo 49 / Regulamento do PPGET

Regimento de 2018 – Artigo 52 / Regulamento do PPGET

A pedido do interessado, entregar o documento abaixo:

Solicitação de Desligamento 

 


Depósito de Dissertação/ Tese

Consulte o site para Procedimentos:

https://www.poli.usp.br/ensino/pos-graduacao/deposito-de-dissertacao-ou-tese

Documentos fornecidos pelo PPGET:

Formulário para Depósito

Declaração de Originalidade

Outros documentos necessários para Depósito estão disponíveis em https://www.poli.usp.br/ensino/pos-graduacao/deposito-de-dissertacao-ou-tese

O aluno deve verificar os requisitos no Regulamento do PPGET para o depósito.

ATENÇÃO! Nova versão das Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: parte I (ABNT) 2020 – 4ª edição, que acaba de ser publicada no Portal de Livros Abertos da USP.

Link para a página:

Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: parte I (ABNT) 2020 – 4ª edição

 

Outros documentos:

Transferência de Orientador

Modelo para apresentação de Proposta de Plano de Pesquisa