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Escola Politécnica Universidade de São Paulo PTR - Departamento de Engenharia de Transportes
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Pré-iniciação científica

Pré Iniciação Científica


A formação do aluno está fundamenta da no tripé do desenvolvimento pessoal que envolve: conhecimento, habilidades e atitudes. Assim, as atividades isoladas buscarão proporcionar-lhes, pelo menos, um desses elementos. No conjunto, busca-se o desenvolvimento completo do aluno em:

a) Atividades que fundam o desenvolvimento do conhecimento: pensamento científico e a interpretação da realidade. Apresentar o pensamento científico como um novo paradigma para interpretar a realidade e atuar nela. O objetivo, nessa fase, é desenvolver nos alunos a capacidade de elaboração de raciocínio lógicos para a solução de problemas. Busca-se mostrar que o engenheiro atua desenvolvendo projetos que visam à solução de problemas e que, para isso, deve aplicar uma metodologia de resolução de problemas que envolve conhecimento científicos fundamentais provenientes da matemática, física, química como, também, conhecimentos tecnológicos desenvolvidos especificamente nos ramos da engenharia;

b) Atividades fundamentais para o desenvolvimento de habilidade: desenvolvimento de trabalho de pesquisa a partir de diferentes temas que são percorridos na forma de oficinas. Não apenas as habilidades serão desenvolvidas, mas, também, o conhecimento será mobilizado para que os alunos levem a diante o projeto de pesquisa relativo a cada uma das oficinas;

c) Atividades que fundamentam o desenvolvimento de atitudes: as atitudes serão desenvolvidas em todos os módulos e oficinas previstos para o programa. Acredita-se que, para ser completo, é necessário que o aluno amplie seus horizontes para além dos laboratórios com os quais estará envolvido.

Tais atividades permitirão desenvolver um conjunto de atitudes importantes para o futuro de cada um, com destaque para: Relacionamento humano: será exercitado o trabalho em equipe, discutindo-se os valores que devem praticar para haver respeito frente à diversidade de opiniões; Espírito de compromisso: uma vez que constituem um grupo diferenciado, que tem acesso aos recursos da Universidade, cabe a eles o compromisso de serem agentes multiplicadores dentro de suas escolas.