Site da USP
Escola Politécnica Universidade de São Paulo PTR - Departamento de Engenharia de Transportes
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

LabGeo

Laboratório de Geoprocessamento

 

No LabGeo, são realizadas pesquisas sobre geoprocessamento aplicado a problemas da engenharia civil e ambiental, incluindo análises espaciais, processamento digital de imagens de satélite e mineração de grandes volumes de dados espaciais (spatial data science). Alguns dos projetos atualmente envolvem temas específicos como a exclusão social relacionada ao transporte, análises espaciais da mobilidade e acessibilidade urbanas, segurança viária e logística. Mais especificamente, o LabGeo esteve envolvido em projetos com o Banco Mundial para a caracterização da mobilidade urbana de residentes de Paraisópolis (segunda maior favela de São Paulo); com o MIT para o desenvolvimento de indicadores para logística urbana, baseados em grande volume de dados de rastreamento de caminhões, e com o Centre for Advanced Spatial Analysis da University College London (CASA/UCL), centro de referência internacional na área de análises geoespaciais para avaliação da acessibilidade e segregação sócio-espacial de Londres e São Paulo em parceria com INPE, UFABC e CEM (CEPID/FAPESP/USP). O Laboratório também atua com suporte técnico e colaboração com frentes de desenvolvimento local como o GEOSAMPA, portal de dados espaciais da prefeitura de São Paulo e iniciativas para o compartilhamento de dados como a RADARTONA também promovida pela prefeitura em parceria com o Mobilab.

 

Professores:

Mariana Abrantes Giannotti (Coordenadora) – 3091-5173/5298 –  mariana.giannotti@usp.br

Cláudio Luiz Marte – 3091-9983 – claudio.marte@usp.br

 

Funcionários:

Leonardo Alves Godoy (Especialista de Laboratório)

 

Endereço:

Av. Professor Almeida Prado, 83
Travessa 2 – Ed. Engenharia Civil ( ao lado da sala de Estudos – térreo )
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Campus Butantã
São Paulo, SP CEP: 05508-070

Telefones: (11) 3091-5504 | (11) 3091-5173

 

Algumas das pesquisas desenvolvidas pelo laboratório:

Diagnóstico da Mobilidade em Paraisópolis: Análise em profundidade dos padrões espaço-temporais de deslocamento da comunidade

Coordenação: Mariana A. Giannotti

LGP
Banco Mundial

O objetivo do projeto é analisar os padrões espaço-temporais para identificar padrões de mobilidade da comunidade de Paraisópolis. Para tal serão coletados dados georreferenciados por 2 semanas consecutivas a partir de aplicativo instalado no celular, além de entrevistas com os participantes.

Diag Mobilidade

Espera-se que a metodologia também auxilie a fornecer uma solução confiável e eficaz que possa conduzir rapidamente estudos de origem-destino em diferentes escalas e diversos ambientes.

Além disso, espera-se contribuir para discussão sobre os aspectos de mobilidade para outros projetos que considerem urbanização de favelas urbanas, respondendo a uma falta de informação disponível sobre o tema de transporte e mobilidade em favelas no Brasil.

Equipe:

Bianca Bianchi (Banco Mundial), Orlando Strambi (PPGET), Irene Quintáns (Banco Mundial), Renato Arbex (PPGET), Bruna Pizzol (PPGET)


RESOLUTION – Resilient Systems for Land Use Transportation

Coordenação: Eduardo Marques (PI Brasil) e Michael Batty (PI UCL)

LabGeo, CASA UCL (Center of Advanced Spatial Analysis – University Colledge of London), CEM (Centro de Estudos da Metrópole), INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), UFABC e
FAPESP

Proj Resolution

O projeto Resolution objetiva explorar o impacto do transporte na segregação social em São Paulo e Londres. Para tal, serão estudados indicadores de acessibilidade e segregação social que serão integrados em uma modelagem baseada em agentes visando simular cenários comparativos para as duas cidades.

Equipe:

Michael Batty (UCL), Joana Barros (Birbeck), Duncan Smith (UCL), Eduardo Marques (CEM), Flavia Feitosa (UFABC), Miguel Monteiro (INPE), Mariana Giannotti (PPGET)


 

High-Resolution GPS Data Analysis of Urban Logistics Activities to Improve the Operational Performance and Sustainability of Last-Mile Distribution in São Paulo

Coordenação: Matthias Winkenbach (MIT)

LabGeo, MIT – Megacity Logistic Lab – Massachussets Institute of Technology e MLog

Delivering and distributing food, material, and other goods needed to sustain large populations in dense, built up cities is an on-going challenge.

HighResolution GPS Data

This is particularly acute in megacities in emerging markets, where logistic operations need to cope with the complexity of dense urban environments, congestion, high-population growth, extreme variability of the urban topology, highly fragmented distribution channels, very small retail outlets and constantly changing local policies.

With the majority of people living in urban environments and the projections that the top 100 largest cities of the world will account for over 50% of the GDP in the next 20 years, innovative research in megacity logistics is needed.

Equipe:

Mariana Giannotti (PPGET), Claudio Barbieri da Cunha (PPGET e MLog), Patrícia Laranjeiro (MLog), Leonardo Godoy e Hugo Yoshizaki (MLog)