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Escola Politécnica Universidade de São Paulo PTR - Departamento de Engenharia de Transportes
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LTP

Laboratório de Tecnologia de Pavimentação

 

O LTP é um reconhecido laboratório brasileiro, principalmente na área de pavimentação, sendo uma unidade de pesquisa credenciada como instituição de P&D pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis). Sua infraestrutura de equipamentos é ampla, permitindo diversos tipos de avaliações em laboratório e em campo. Dentre as temáticas de estudos desenvolvidas no LTP nos últimos anos pode-se destacar principalmente a pesquisa de ligantes asfálticos convencionais, modificados e bioligantes, emprego de materiais reciclados (como materiais reciclados de revestimentos asfálticos deteriorados, agregados reciclados de construção e demolição), revestimentos asfálticos destinados a  diferentes aplicações incluindo o aumento da aderência pneu/pavimento com o objetivo de reduzir os acidentes em pistas molhadas, sinalização horizontal nos pavimentos asfálticos, avaliação funcional e estrutural de pavimentos, e novas tecnologias para aumento da durabilidade com foco na sustentabilidade.

Atualmente, o LTP sedia um projeto Jovem Pesquisador FAPESP, coordenado pela Profa. Dra. Kamilla Vasconcelos (credenciada no PPGET), relacionado ao tema de reciclagem de pavimentos asfálticos e aplicação da biotecnologia para estes materiais. Além de apoio de órgão de fomento, o LTP também possui contratos e convênios com empresas estatais e privadas e com agências de transportes, como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

 

Professores:

Liedi Légi Bariani Bernucci (Coordenadora) – 3091-5485/5213 – liedi@usp.br

Rosângela dos Santos Motta – 3091-5172 – rosangela.motta@usp.br

Kamilla Vasconcelos Savasini – 3091-6089 – kamilla.vasconcelos@usp.br

 

Funcionário:

Edson de Moura (Especialista de Laboratório)

 

Endereço:

Av. Professor Almeida Prado, 83
Travessa 2 – Ed. Engenharia Civil Sala 43
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Campus Butantã
São Paulo, SP CEP: 05508-070

Telefones: (11) 3091-5485 | (11) 3091-5213

 


Algumas pesquisas desenvolvidas pelo laboratório:

Desenvolvimento de um Método de Dimensionamento de Pavimentos Asfálticos  SDIMPA (Sistema de Dimensionamento de Pavimento Asfáltico)

Coordenação: Liedi Légi Bariani Bernucci

 

O projeto SDIMPA prevê a concepção e a elaboração de um método de dimensionamento de estruturas de pavimentos asfálticos adaptado aos condicionantes de projeto: materiais típicos nacionais, clima tropical e subtropical e tráfego brasileiro. O projeto é nacional e reúne várias Universidades e Instituições.

SDIMPA

Com a análise de amplo banco de dados, tanto pelos trechos da USP-EP como os de outras universidades, objetiva-se testar um método de dimensionamento expresso por um sistema computacional adequadamente validado com os dados de campo. Este método será divulgado aos técnicos e será normatizado para uso pelos órgãos rodoviários nacionais.

Financiamento: PETROBRAS

 


Desenvolvimento de Modelo de Deterioração de Pavimentos Asfálticos

com uso de Instrumentação e Sistema Weight in Motion

Coordenação: Liedi Légi Bariani Bernucci

 

Esta pesquisa fornece dados à pesquisa anterior. Envolve o monitoramento de alguns trechos rodoviários experimentais e a pesagem de veículos comerciais por sistema de pesagem em movimento em uma rodovia de tráfego muito pesado.

Weight in Motion

São avaliados os parâmetros fundamentais relativos ao desempenho de pavimentos asfálticos com vistas à definição de método de projeto de estruturas de pavimentos mecanicista-empírico apoiado em dados reais de solicitação pelo tráfego, propriedades de materiais determinadas em laboratório e deterioração ao longo do tempo em campo.

Financiamento: ANTT / ARTERIS CONCESSIONÁRIAS

 


Metodologia para Avaliação Técnica e de Durabilidade de Sinalização Horizontal de Rodovias de Tráfego Muito Pesado

Coordenação: Liedi Légi Bariani Bernucci

Este projeto conta com a concepção de metodologia de avaliação da perda progressiva de retrorreflexão dos materiais aplicados para a sinalização horizontal de pavimentos asfálticos, principalmente referente às tintas à base de água, e variações em função de sua composição, do tipo e taxa das microesferas.

Durabilidade de Sinaliz Horizontal

Está sendo concebido um método de avaliação preliminar em laboratório para prever desempenho em campo, de maneira a garantir boas condições de sinalização para melhorar a segurança dos usuários e testar a durabilidade das mesmas. Ensaios de pista foram concebidos para analisar e comparar tipos de tintas e de esferas reflexivas.

Financiamento: ANTT / ARTERIS CONCESSIONÁRIAS


Determinação do módulo dinâmico de via da Estrada de Ferro Carajás como ferramenta para o sistema de gerência de manutenção

Coordenação: Liedi Légi Bariani Bernucci

 

Este projeto visa desenvolver um sistema de avaliação do comportamento mecânico da via permanente (Ferrovia) in situ, por meio de medidas de deslocamentos do pavimento ferroviário realizadas com um equipamento desenvolvido pela Politécnica para este fim.

Estrada de Ferro Carajás

Tais medidas são feitas sem interrupção dos trens e são usadas para determinar o módulo de via, parâmetro usado como indicador da resposta elástica e qualidade da via permanente.

Este parâmetro é uma ferramenta auxiliar para a gerência de manutenções das linhas férreas. A parada para manutenção de ferrovias interfere na operação e implica em perdas financeiras expressivas.

A melhor programação de manutenções e interrupção de vias acarretará em economia e segurança para todo o sistema ferroviário.

Financiamento: Estrada de Ferro Carajás – Vale S.A.