Site da USP
Escola Politécnica Universidade de São Paulo PTR - Departamento de Engenharia de Transportes
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

História

Fundada em 1894, a Escola Politécnica contou desde o seu início com um curso de Engenharia Civil com forte ênfase para as disciplinas relacionadas a Transportes, tendo contribuído notavelmente, durante o transcorrer desse século, para o desenvolvimento e consolidação da tecnologia nacional nessa área.

O curso de Engenharia Civil para os estudantes de graduação, é ministrado basicamente por quatro departamentos, sendo um deles o Departamento de Engenharia de Transportes (PTR).

Nos últimos anos, considerando a experiência internacional em ensino e pesquisa, bem como a realidade nacional, o PTR foi estruturado em torno de três sub-áreas, para fins tanto de pesquisa quanto de ensino:

Infraestrutura de Transportes;

Planejamento e Operação de Transportes;

Informações Espaciais.

O PTR oferece cursos de pós-graduação ‘stricto sensu’ em nível de mestrado e doutorado sendo tais cursos também associados às sub-áreas mencionadas.

Tendo como principal objetivo a formação de docentes e pesquisadores especializados, o PTR tem como proposta ser um ‘centro de excelência’ em Transportes, marcado por enfoques sobretudo acadêmicos, considerada a necessidade de in fluxo de teorias na prática profissional, algo implícito em todo e qualquer projeto tecnológico.

 


 

 

Edital EP-027/2016

* Processo seletivo na especialidade: Planejamento e Operação de Transportes: Transporte Urbano.

Edital EP-028/2016

Processo seletivo na especialidade: Infraestrutura de Transportes: Projeto e Construção de Pavimentos.