Site da USP
Escola Politécnica Universidade de São Paulo PTR - Departamento de Engenharia de Transportes
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

LIM

Laboratório de Inovação em Vias Metroferroviárias

O LIM é um laboratório de caráter multidisciplinar, com atuação em diferentes projetos de pesquisa na área ferroviária da Poli Civil-USP. Em 2015, a implementação do LIM foi idealizada a partir da obtenção de mais de R$ 5 milhões em equipamentos, que foram agregados à sua infraestrutura em um projeto junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Estado de São Paulo. Dentre as temáticas de estudos desenvolvidos no LIM nos anos recentes, pode-se destacar principalmente aquelas relacionadas à via permanente ferroviária, com atividades em laboratório e em campo e desenvolvimento de equipamentos, com foco nos materiais geotécnicos do pavimento ferroviário (lastro, sublastro, subleito) e avaliação estrutural da via permanente para auxiliar na gestão da manutenção, além de outros aspectos voltados a pontes e fundações ferroviárias. Muitas das pesquisas têm sido realizadas em parceria com a empresa Vale, junto a suas duas principais ferrovias – Estrada de Ferro Carajás (EFC) e Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).

A Profa. Dra. Liedi Legi Bariani Bernucci é vice-coordenadora do LIM e coordena o projeto Cátedra UnderRail, que têm um formato “guarda-chuva” de projetos de várias instituições brasileiras, inclusive da Poli-USP, financiados pela Vale.

Professores:

Rosângela dos Santos Motta (Coordenadora) – (11) 3091-5485 – rosangela.motta@usp.br

Liedi Légi Bariani Bernucciliedi@usp.br

Endereço: