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Escola Politécnica Universidade de São Paulo PTR - Departamento de Engenharia de Transportes
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LMP

Laboratório de Mecânica de Pavimentos

 

No LMP são desenvolvidos modelos experimentais (em verdadeira grandeza), teóricos e numéricos para a análise de estruturas de pavimento e análise de desempenho funcional e estrutural dos mesmos. O laboratório dedica-se à continuidade da avaliação de efeitos climáticos em ambiente tropical por meio de pistas experimentais com pavimentos de concreto dentro do campus da USP em São Paulo. Desenvolve, no momento, modelos experimentais de fadiga para bases cimentadas de elevado desempenho. Possui projeto financiado pelo CNPq (bolsa PQ-1C 2020-2024 e Projeto de Pesquisa FAPESP-CONICYT juntamente com a Universidad de La Concepción, Chile, entre 2020 e 2022), desenvolvendo pesquisas sobre concretos permeáveis para pavimentação em calçadas, ciclovias e estacionamentos de veículos. Além disso, desenvolveu em 2016 a construção de pista experimental de pavimento de concreto continuamente armado com parcerias de doze empresas da indústria de construção civil e de transformação (Projeto abrange o período 2016-2025). Essa pista em concreto empregou agregados reciclados de concretos e cimentos representativos das regiões sul e sudeste do Brasil. O emprego de tomografia de ondas de baixa frequência, para a análise estrutural de pavimentos de concreto, é um novo campo de pesquisa sendo desenvolvido por este laboratório. O tomógrafo MIRA com 48 antenas emissoras-receptoras já possui software de análise de imagens desenvolvidos pelo laboratório na plataforma Matlab.

 

Professor:

José Tadeu Balbo – 3091-5306 – jotbalbo@usp.br

>>> Home Page do Laboratório <<<

 

Endereço:

Av. Professor Almeida Prado, 83
Travessa 2 – Ed. Engenharia Civil Sala 01 (fundos)
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Campus Butantã
São Paulo, SP CEP: 05508-070

Telefones: (11) 3091-5306 / (11) 3091-5170

Algumas da pesquisas desenvolvidas no laboratório:

Desempenho estrutural de Pavimentos de Concreto Continuamente Armado

Coordenação: José Tadeu Balbo

DesempenhoEstruturaldePavimentos

Estudo em corredor de ônibus experimental com 200 m de extensão no campus da USP sobre a fissuração de retração, abertura de fissuras, transferência de carga em fissuras, comportamento de aços galvanizados e convencionais nesse tipo de pavimento.


Drenabilidade e Desempenho Mecânico de Pavimentos de Concreto Permeáveis

Coordenação: José Tadeu Balbo

Desempenho mecanico de Concretos permeáveis

Estudo em calçada experimental com 100 m de extensão no campus da USP sobre a capacidade de infiltração, a capacidade de filtragem de águas pluviais, resposta mecânica às cargas, desgaste superficial de concretos permeáveis.


Tomografia de Baixa Frequência para a Avaliação da Estrutura Interna

de Pavimentos de Concreto

Coordenação: José Tadeu Balbo

Tomografia de Baixa Frequencia

Uso de tomografia no estudo de espessuras de pavimentos de concreto bem como da disposição e quantificação de aços como barras de transferência de cargas, barras de ligação, armadura de retração e armaduras resistentes.


Desempenho estrutural e hidráulico de Pavimentos de Concreto

em Blocos Articulados

Coordenação: José Tadeu Balbo

Desempenho Estrutural Hidráulico

Estudo em área de estacionamento experimental com 100 m² no campus da USP sobre capacidade estrutural e drenante de blocos articulados de concreto assentes sobre base permeáveis com agregados reciclados.