Site da USP
Escola Politécnica Universidade de São Paulo PTR - Departamento de Engenharia de Transportes
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

LTG

Laboratório de Topografia e Geodesia

O LTG – Laboratório de Topografia e Geodesia, Inicialments chamado apenas Laboratório de Topografia, é tão antiga quanto a fundação da Escola Politécnica (1894). O fundador da Politécnica, Antonio Francisco de Paula Souza, desenvolveu a topografia e introduziu novos processos no país como fotogrametria e taqueometria, escrevendo o primeiro livro sobre o tema no Brasil.

LTG_sldshw_ANI

Desenvolve a função de Laboratório didático, dispondo de modernos equipamentos para apoio às aulas práticas de graduação e pós-graduação.

Desenvolve também trabalhos de pesquisa com ênfase na calibração de instrumentos topográficos e geodésicos, no estabelecimento de redes fundamentais (planimétrica e altimétrica), na cartografia digital e posicionamento geodésico por satélites.

Destacam-se como contribuições de nível internacional o estabelecimento de uma rede de calibração de instrumentos na raia olímpica da USP, o estabelecimento da rede geodesia de precisão por satélite do Estado de São Paulo, a construção do mapa gravimétrico (carta geoidal) do Brasil, e da América do Sul, a implantação de estações de monitoramento contínuo em colaboração com outras instituições.

Endereço:

Av. Professor Almeida Prado, 83
Travessa 2 – Ed. Engenharia Civil Sala 01
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Campus Butantã
São Paulo, SP CEP: 05508-070

Tels: +55 011-3091-5180 +55 011-3091-5482

Professores:

Edvaldo Simões da Fonseca Junior – 3091-5180 edvaldoj@usp.brCoordenador )

Jorge Pimentel Cintra – 3091-5620 jpcintra@usp.br

Flávio Guilherme Vaz de Almeida Filho – 3091-5448 flaviovaz@usp.br

Denizar Blitzkow – 3091-5501 dblitzko@usp.br (Professor Colaborador)

.