Site da USP
Escola Politécnica Universidade de São Paulo PTR - Departamento de Engenharia de Transportes
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

LTG

Laboratório de Topografia e Geodesia

O LTG – Laboratório de Topografia e Geodesia, inicialmente, chamado de Laboratório de Topografia,  é o laboratório mais antigo do Departamento de Engenharia de Transportes. O fundador da Escola Politécnica, Antonio Francisco de Paula Souza, desenvolveu a topografia e introduziu novos processos no país como fotogrametria e taqueometria, escrevendo o primeiro livro sobre o tema no Brasil.

O LTG realiza pesquisas em diferentes áreas relacionadas a informações espaciais, dentre as quais pode-se destacar: a) Calibração e classificação de equipamentos topográficos e geodésicos; b) Aplicação da tecnologia GNSS no posicionamento e no controle de deslocamento em grandes estruturas de engenharia, mantendo em operação uma estação de monitoramento contínuo no campus da USP em São Paulo; c) Geodésia e Topografia de precisão (GPS, nível eletrônico, distanciômetro eletrônico) para monitoramento de estruturas civis; d) Gravimetria aplicada ao cálculo e à determinação das alturas geoidais e do modelo geoidal; e) Estudo, avaliação e estabelecimento de referenciais altimétricos globais; e f) Cartografia digital e Modelo digital do terreno para apoiar projetos de engenharia.

Professores:

Edvaldo Simões da Fonseca Junior (Coordenador) – 3091-5180 – edvaldoj@usp.br

Jorge Pimentel Cintra – 3091-5620 – jpcintra@usp.br

Flávio Guilherme Vaz de Almeida Filho – 3091-5448 – flaviovaz@usp.br

Denizar Blitzkow – 3091-5501 – dblitzko@usp.br (Professor Colaborador)

>>> Home Page do Laboratório <<<

Funcionários:

Adalberto M. Mariano (Técnico em Informática)

Arildo Fernandes de Morais (Técnico de Laboratório)

Endereço:

Av. Professor Almeida Prado, 83