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Escola Politécnica Universidade de São Paulo PTR - Departamento de Engenharia de Transportes
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LTP

Laboratório de Tecnologia de Pavimentação

O LTP é um reconhecido laboratório brasileiro, principalmente na área de pavimentação. Sua infraestrutura de equipamentos é ampla, permitindo diversos tipos de avaliações em laboratório e em campo. Dentre as temáticas de estudos desenvolvidas no LTP nos últimos anos pode-se destacar a pesquisa de ligantes asfálticos convencionais, modificados e bioligantes, emprego de materiais reciclados (como materiais reciclados de revestimentos asfálticos deteriorados, agregados reciclados de construção e demolição), revestimentos asfálticos destinados a diferentes aplicações, incluindo o aumento da aderência pneu/pavimento com o objetivo de reduzir os acidentes em pistas molhadas, sinalização horizontal nos pavimentos asfálticos, avaliação funcional e estrutural de pavimentos, e novas tecnologias para aumento da durabilidade com foco na sustentabilidade.

O LTP sediou (2019-2023) um projeto Jovem Pesquisador FAPESP, coordenado pela Profa. Dra. Kamilla Vasconcelos, relacionado ao tema de reciclagem de pavimentos asfálticos e aplicação da biotecnologia para materiais de pavimentação. Além de apoio de agências de fomento, o LTP também possui contratos e convênios com empresas estatais e privadas e com agências de transportes, como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

 

Professores:

Kamilla Vasconcelos Savasini – (Coordenadora)– 3091-6089 – kamilla.vasconcelos@usp.br

Liedi Légi Bariani Bernucci  – 3091-5485/5213 – liedi@usp.br

Rosângela dos Santos Motta – 3091-5172 – rosangela.motta@usp.br

 

Funcionário:

Edson de Moura (Especialista em Laboratório)

 

Endereço:

Av. Professor Almeida Prado, 83
Travessa do Biênio – Ed. Engenharia Civil Sala 43
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Campus Butantã
São Paulo, SP CEP: 05508-070

Telefones: (11) 3091-5485 | (11) 3091-5213

 


Algumas pesquisas desenvolvidas pelo laboratório:

Reologia e Química de Ligantes Asfálticos e Bioligantes – Ferramentas para a Compreensão do Comportamento Mecânico, Envelhecimento e Deterioração dos Revestimentos de Pavimentos – SUSTENPAV (2019 – 2023)

Coordenação: Profa. Kamilla Vasconcelos Savasini
 
Financiamento: FAPESP (Auxílio Jovem Pesquisador  – Processo No: 2017/25708-7)

O presente plano de pesquisa traz uma abordagem da reologia e da química na análise dos ligantes asfálticos e dos bioligantes utilizados nos revestimentos dos pavimentos, especialmente envolvendo a reciclagem desses materiais. O projeto foi dividido em cinco grandes etapas, sendo a primeira uma definição de metodologia para a caracterização reológica dos ligantes e bioligantes de maneira a hierarquizar propriedades e qualificar esses materiais.

A segunda trata da quantificação da interação que ocorre entre um ligante novo e um ligante envelhecido presente no material fresado (retirado de pavimentos asfálticos deteriorados) por meio da extração de ligante em etapas.
A terceira etapa traz a avaliação do papel do agente rejuvenescedor, com um olhar especial para os bioligantes, bem como sua dosagem, na produção de misturas recicladas mais duráveis por meio da restauração das propriedades originais do ligante envelhecido. A quarta etapa do projeto avaliará as potencialidades e eventuais dificuldades do uso de bioligantes como pilar de sustentabilidade na cadeia da pavimentação.
Por fim, a quinta e última etapa fará uma avaliação de múltiplas reciclagens e readição de ligantes novos, uma vez que esse é um problema futuro para a engenharia rodoviária com o aumento da reciclagem e re-reciclagens de pavimentos no cenário mundial. As cinco etapas mencionadas neste projeto de pesquisa estão relacionadas entre si.
A principal contribuição da proposta baseia-se na hereditariedade das propriedades mecânicas das misturas asfálticas nas propriedades químicas e reológicas dos ligantes. Avança no tema da interação dos ligantes envelhecidos com os ligantes novos nos processos de reciclagem e nos processos de múltiplas reciclagens, tema ainda em aberto internacionalmente, além do uso da biotecnologia para o cenário da pavimentação asfáltica.

Os dados produzidos ao longo deste Auxílio encontram-se armazenados no link:

https://drive.google.com/drive/folders/13CPp6UpOLootpk1PuKs_t-QskJLkETlg?usp=drive_link

 


Desenvolvimento de um Método de Dimensionamento de Pavimentos Asfálticos  SDIMPA (Sistema de Dimensionamento de Pavimento Asfáltico) (2013-2016)

Coordenação: Liedi Légi Bariani Bernucci

 

O projeto SDIMPA prevê a concepção e a elaboração de um método de dimensionamento de estruturas de pavimentos asfálticos adaptado aos condicionantes de projeto: materiais típicos nacionais, clima tropical e subtropical e tráfego brasileiro. O projeto é nacional e reúne várias Universidades e Instituições.

SDIMPA

Com a análise de amplo banco de dados, tanto pelos trechos da USP-EP como os de outras universidades, objetiva-se testar um método de dimensionamento expresso por um sistema computacional adequadamente validado com os dados de campo. Este método será divulgado aos técnicos e será normatizado para uso pelos órgãos rodoviários nacionais.

Financiamento: PETROBRAS

 


Desenvolvimento de Modelo de Deterioração de Pavimentos Asfálticos com uso de Instrumentação e Sistema Weight in Motion (2013-2016)

Coordenação: Liedi Légi Bariani Bernucci

 

Esta pesquisa fornece dados à pesquisa anterior. Envolve o monitoramento de alguns trechos rodoviários experimentais e a pesagem de veículos comerciais por sistema de pesagem em movimento em uma rodovia de tráfego muito pesado.

Weight in Motion

São avaliados os parâmetros fundamentais relativos ao desempenho de pavimentos asfálticos com vistas à definição de método de projeto de estruturas de pavimentos mecanicista-empírico apoiado em dados reais de solicitação pelo tráfego, propriedades de materiais determinadas em laboratório e deterioração ao longo do tempo em campo.

Financiamento: ANTT / ARTERIS CONCESSIONÁRIAS

 


Metodologia para Avaliação Técnica e de Durabilidade de Sinalização Horizontal de Rodovias de Tráfego Muito Pesado (2015-2016)

Coordenação: Liedi Légi Bariani Bernucci

Este projeto conta com a concepção de metodologia de avaliação da perda progressiva de retrorreflexão dos materiais aplicados para a sinalização horizontal de pavimentos asfálticos, principalmente referente às tintas à base de água, e variações em função de sua composição, do tipo e taxa das microesferas.

Durabilidade de Sinaliz Horizontal

Está sendo concebido um método de avaliação preliminar em laboratório para prever desempenho em campo, de maneira a garantir boas condições de sinalização para melhorar a segurança dos usuários e testar a durabilidade das mesmas. Ensaios de pista foram concebidos para analisar e comparar tipos de tintas e de esferas reflexivas.

Financiamento: ANTT / ARTERIS CONCESSIONÁRIAS

 


Determinação do módulo dinâmico de via da Estrada de Ferro Carajás como ferramenta para o sistema de gerência de manutenção (2014-2016)

Coordenação: Liedi Légi Bariani Bernucci

 

Este projeto visa desenvolver um sistema de avaliação do comportamento mecânico da via permanente (Ferrovia) in situ, por meio de medidas de deslocamentos do pavimento ferroviário realizadas com um equipamento desenvolvido pela Politécnica para este fim.

Estrada de Ferro Carajás

Tais medidas são feitas sem interrupção dos trens e são usadas para determinar o módulo de via, parâmetro usado como indicador da resposta elástica e qualidade da via permanente.

Este parâmetro é uma ferramenta auxiliar para a gerência de manutenções das linhas férreas. A parada para manutenção de ferrovias interfere na operação e implica em perdas financeiras expressivas.

A melhor programação de manutenções e interrupção de vias acarretará em economia e segurança para todo o sistema ferroviário.

Financiamento: Estrada de Ferro Carajás – Vale S.A.